No Brasil, as festas de fim de ano coincidem com o verão, ou seja, combinação de temperaturas altas e consumo de alimentos em grandes quantidades.
Alguns cuidados básicos ajudam a evitar doenças transmissíveis por alimentos:
Ao comprar alimentos, observe a data de validade e a integridade das embalagens, não podem apresentar, furos, vazamentos, amassados ou sinais de violação. Evite deixar compras dentro de carros.
Produtos congelados e resfriados devem estar bem firmes, com coloração característica, sem a presença de líquidos e embalados cuidadosamente. Com data de manipulação e modo de conservação.
Alimentos vendidos em temperatura ambiente, devem apresentar um aspecto saudável e odor característicos. Sem pontos pretos, o que pode ser característico de mofo ou bolor. Em casa, conserve-os na geladeira, bem tampados ou embalados em sacos plásticos vedados.
Carnes temperadas, mergulhadas em salmoura e outros temperos, devem ser mantidas na geladeira até o momento de assar. Conserve as sobras na geladeira.
Tábuas de frios e outros tipos de queijos devem ser comprados ou preparados com produtos frescos, obtidos de estabelecimentos confiáveis, e que tenham selos de garantia de qualidade. Evite deixá-los fora da geladeira por longos períodos, nunca mais do que 2 horas fora de refrigeração.
Frutos do mar estragam facilmente. Procure comprá-los próximos do momento de uso e preparo. Nunca devem ser recongelados!
Evite comprar água ou suco de vendedores ambulantes, especialmente em eventos e shows. É muito difícil saber a procedência destes produtos. O mesmo vale para gelo. Se estiver de férias com sua família, procure consumir alimentos em restaurantes limpos, asseados e evite a comida chamada “de rua”.
Se possível aumente a potência dos refrigeradores no verão, pois nesta época do ano costumamos fazer compras maiores.
Boas Festas.
Dra. Gisele Ross Urbano
Consultora em higiene e segurança dos alimentos.