Já reparamos na diferença que existe entre o barro e a rocha? O barro, qualquer chuva o dilui, qualquer enxurrada o carrega para as mil valetas dos caminhos…. já a rocha mantém-se firme em face das tempestades, levanta-se como um baluarte diante das ondas furiosas, emerge mais brilhante depois da tormenta…..

Rafael Llano Fuentes, 2019

São citações de um belíssimo autor, bem antes de pensarmos na possibilidade de uma pandemia! Mas estas palavras pareciam antecipar o que estamos vivendo, não é mesmo? E agora devemos pensar, quero ser a rocha, independentemente da situação que estamos enfrentando!

Analisando nosso mercado na área de alimentos no Brasil, e escutando muitos bons especialistas durante estes 4 meses, onde vivemos intensamente a Covid 19, venho juntando peças de um quebra cabeças que teremos que montar, ou melhor, remontar. Como consultora na área de alimentos, penso e atuo de forma esperançosa. Otimista. Do contrário, eu não poderia estar neste segmento. Nunca foi tão evidente pra mim, mesmo diante de tudo que estamos vivendo, que temos que nos apoiar em nossos relacionamentos com nossos clientes, aprender a escutá-los de verdade, continuar nossos relacionamentos com fornecedores de qualidade e com nossos parceiros de profissão. Isto vale pra pequenas, médias e grandes empresas. Coragem na retomada, com parcerias de qualidade, com conhecimento técnico… isto sim, fará toda diferença daqui em diante.

Lembrem-se do que escrevi: bons e competentes parceiros! Não há mais espaço para improvisações, pra falta de profissionalismo. Segundo um consultor na área de alimentação, Sérgio Molinari, que tive o prazer de escutar num ciclo de palestras, o Brasil é o maior mercado de Food Service do mundo, gerando aproximadamente 6 milhões de empregos diretos. Números espetaculares, considerando crise e sobrevivência. Confirmou a tendência de take out e delivery, sem chance de retorno, com adaptações e ajustes para sermos mais assertivos. Portanto, sejamos rochas, devemos ser como rochas, não barro levado pela correnteza.  Temos que nos reinventar, pois são muitas pessoas, muitas famílias que trabalham e dependem deste segmento, que é uma área essencial. Alimentação humana.

Um outro fator que considero e discuto a muitos anos e que agora tornou-se  imprescindível é o cuidado com nossos colaboradores e operações. Saúde, condições adequadas de trabalho e também não menos importante, inclusão de tecnologia pra nos auxiliar nesta retomada. Mesmo que os cofres da empresa estejam “rasos”, mesmo que tenhamos que aumentar o prazo para novos projetos, não podemos mais desconsiderar a inclusão de tecnologia, independentemente do tamanho de sua empresa. Descarte de resíduos com princípios básicos e cumprindo a legislação. Operações internas sendo realizadas de modo correto, sem desvios, com treinamentos constantes e firmes, inclusive demonstrando a preocupação e a inserção de metodologias  para melhorar a higiene e a segurança dos alimentos para os clientes. Necessário! Imperioso! Obrigatório! Vital para este segmento.


A Consultech® como sempre, coloca-se a disposição de seus clientes, parceiros de trabalho, amigos, colaboradores, para juntos sermos rocha firme, para transformarmos e vencermos este momento, inovando, fazendo diferente e nos tornando essenciais pros nossos clientes. Pense nisto.