O ano de 2020 e este início de 2021 estão sendo tempos desafiadores para todos nós. Especialmente aguardando as vacinas contra a Covid 19. Temos escutado em todos os veículos de comunicação, sobre a necessidade da aprovação da Anvisa para a liberação das vacinas. Compreendemos que trata-se de uma “chancela” importantíssima, pois atesta a qualidade das mesmas segundo critérios científicos. Mas sempre que leio ou escuto sobre esta aprovação das vacinas, penso… e quando frequentamos estabelecimentos na área de alimentos? Sabemos que estes locais também devem ter a aprovação da Anvisa para funcionar? Já fiz várias postagens a respeito deste tema, mas gostaria de explicar alguns parâmetros técnicos.
O alvará de funcionamento, a vistoria do Corpo de Bombeiros, assim como a licença sanitária, são documentos importantíssimos para os estabelecimentos, pois significam que estes locais foram “vistoriados” por pessoal especializado da Anvisa. Isto deve atestar o cumprimento das regras sanitárias internas e jamais deveria ser negligenciado. Existem Resoluções que devem ser seguidas, certificados que comprovam treinamentos e certidões a serem mostradas aos fiscais. Como empresas, não devemos temer jamais estas vistorias, pois nos fazem crescer e melhorar a cada dia. E como consumidores, estas “validações” deveriam estar evidenciadas para os clientes. Mas como?
Você já se deu conta disto?
O Selo de Qualidade Assegurada Consultech® é uma certificação interna de que a empresa cumpre os 10 requisitos mais importantes da Resolução RDC n °206, de 2004. Demonstra, portanto, que o estabelecimento com o Selo está plenamente apto a fazer a comercialização de alimentos, de modo seguro e higiênico.
Vem com a Consultech®!